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Herbalife bate novo recorde de vendas em 2008




Unidade brasileira cresce 7% no ano e 15% no quarto trimestre*

Ampliação do portfólio, produtos mais acessíveis e catálogos impulsionam negócios no mercado doméstico.

A Herbalife, uma das maiores empresas globais de vendas diretas, fechou 2008 com vendas líquidas de US$ 2,4 bilhões (US$ 3,8 bilhões em vendas brutas). O valor, recorde na série histórica de resultados anuais da companhia, é 9,9% maior que o verificado em 2007.

Na América do Sul, a Herbalife também avançou e registrou expansão de 20% nas vendas. A companhia teve vendas líquidas de US$ 360,5 milhões em 2008 na região, contra US$ 300,1 milhões, em 2007.

No Brasil, terceiro maior mercado da empresa no mundo, atrás apenas de EUA e México, o resultado apontou igualmente para forte expansão dos negócios. Em 2008, a Herbalife registrou no país expansão de vendas da ordem de 7% (em reais), consolidando a posição de terceira maior empresa de vendas diretas do mercado doméstico.

Seguindo tendência do ano, o quarto trimestre também foi de crescimento no país. As vendas da unidade brasileira cresceram 15% entre outubro e dezembro no comparativo com igual período de 2007. "Tivemos resultado positivo mesmo no momento em que a economia começava a sentir os primeiros impactos da crise econômica mundial", diz Marcelo Zalcberg, diretor geral da operação local.

Também contribuiu para a expansão dos negócios o direcionamento estratégico que vem sendo adotado pela companhia no mercado brasileiro em apoio aos Distribuidores Independentes. "Ampliamos o portfólio com lançamentos de produtos mais acessíveis para os consumidores, reforçamos a venda com apoio de catálogos de produtos e investimos na capacitação de distribuidores interessados em empreender e complementar a renda. Tudo isso ampliou a capilaridade da companhia", diz Zalcberg.

A Herbalife viu o número de unidades vendidas saltar de 8,2 milhões, em 2007, para 9,5 milhões, em 2008, um crescimento de 15%. "No primeiro semestre de 2007, nosso produto mais barato custava em torno de R$40,00. Hoje temos itens a partir de R$10,00".

A oferta de produtos mais baratos está diretamente ligada à produção de linhas desenvolvidas e fabricadas no Brasil, com foco nas particularidades dos consumidores locais. "Hoje, a companhia produz cerca de 21% do portfólio no país. São produtos que mantêm a qualidade equivalente aos importados, resultado de um trabalho sério de pesquisa e desenvolvimento feito no Brasil", informa Zalcberg. Entre os itens fabricados localmente estão barra de proteínas, sopas instantâneas e a linha de cuidados pessoais Soft Green.

A companhia também procurou diversificar a base de distribuidores. "Nos últimos anos estivemos focados em captar e apoiar distribuidores com perfil empreendedor, interessados em ter a Herbalife como sua principal fonte de renda. Eles são alma da companhia", diz Zalcberg. Em 2008, entretanto, Herbalife passou a estimular também a adesão de distribuidores simplesmente interessados em distribuir produtos da companhia para ter uma fonte de complementação de renda.

Resultado: a base dos distribuidores cresceu 6,8% no ano passado, revertendo uma queda de 7,1% verificada em 2007. "Mantivemos o número de 150 mil distribuidores cadastrados. Mas o perfil está mudando, trazendo uma nova dinâmica positiva para as vendas".

Os catálogos de produtos, uma das principais ferramentas utilizada pelos distribuidores para apresentar a consumidores os produtos Herbalife, também ajudaram a impulsionar os negócios. No ano de 2008, a tiragem média foi de 100 mil catálogos/mês. Enquanto que a média histórica no Brasil, até o início de 2007, foi de 16 mil. "Investimos em uma ferramenta que apóia a ampliação das vendas. Os resultados mostram a consistência da iniciativa", diz Zalcberg.

Para Zalcberg, 2009 deverá ser outro ano de crescimento. "As vendas diretas são uma alternativa de geração de renda em tempos de desemprego. Trabalhamos com a expectativa de crescimento da rede de distribuidores, o que pode trazer benefícios para o negócio", avalia o executivo.

*Sobre a Herbalife*

A Herbalife é uma das maiores empresas de vendas diretas do mundo que adotam o modelo de Marketing de Rede (ou Multinível) para comercialização de seus produtos. Desde 1981, atua na produção e distribuição de produtos para nutrição, controle de peso e cuidados pessoais voltados para o estilo vida saudável. Atualmente, a Herbalife está presente em 70 países e conta com uma rede de 1,9 milhão de Distribuidores Independentes em todo o mundo. Em 2008, a companhia registrou vendas brutas da ordem de US$ 3,8 bilhões, resultado 9,9% maior que o registrado em 2007. No campo da responsabilidade social corporativa, a Herbalife é patrocinadora da Herbalife Family Foundation e mantém o programa Casa Herbalife, que oferece cuidados com a nutrição para crianças em situação de risco social.

Mais informações para a imprensa:

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Cecília Florence – cecília.florence@conteudonet.com

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