Passagens aéreas para diversos lugares do mundo com os melhores preços do mercado na ViajaNet

As melhroes ofertas e produtos do Submarino exclusivamente para você

infohcenter DESCULPAS




DESCULPAS, por Jacks Santos

A cada resultado negativo, a cada projeto fracassado, a cada qualificação não alcançada, surge a oportunidade de experimentar novas desculpas, como o carro enguiçado, o gato doente ou uma emergência no trabalho.

Existem genuínos ARTISTAS no campo da desculpa - existem milhões deles mundo afora, mas no campo do marketing multinível, sem patrão, sem chefe e sem obrigações, eles encontram o ambiente perfeito para viver - e eles não esperam até que um problema qualquer aconteça para praticar o seu show. Eles se antecipam aos problemas, já tem as desculpas na ponta da língua!

As desculpas que usam são como parte da vida deles. Algumas pessoas costumam dar desculpas sempre, e é difícil perceber se estão conscientes do que estão fazendo e do quanto sua vida será pior, no futuro, por causa das desculpas.

O uso das desculpas tem mais a ver com a proteção da autoimagem do que com os conflitos psicológicos enraizados no desenvolvimento personalidade, no sentido freudiano.

Caso surja a oportunidade, e se os motivos forem considerados válidos pelos seus critérios pessoais, a maioria das pessoas gosta de alegar DESCULPAS.

"A culpa é do meu patrocinador que não me ajuda", ou "Eu não me qualifico por que a minha mulher (ou marido) não me ajuda", ou ainda "A culpa é da minha família que não me apóia" ou a pior de todas: "Eu não vou poder fazer isso, por causa dos meus filhos".

Não importa que você tenha decidido ser um fracassado, mas por favor, jamais culpe seus filhos pelo seu fracasso!

O que você vai dizer a ele quando não puder matriculá-lo numa boa escola ou mandá-lo fazer um intercâmbio estudantil no exterior?

"O culpado é você, meu filho. Eu não participei dos treinamentos e não completei a qualificação por sua causa. A culpa é sua, meu filho!".

Você teria coragem de dizer isso?

Uma DESCULPA, pode servir para atenuar o abalo que sua autoconfiança sofreria devido ao mau resultado.

Alegar uma DESCULPA permite que as pessoas com maus resultados declarem que não se saíram tão mal, levando todos os fatores em conta. Elas chegam a alegar que haviam se saído bem ou seja, elas não tinham nenhuma vontade de melhorar.

Muitas vezes A VERGONHA de ter se saído tão mal, não ter conseguido se qualificar, serve, muitas vezes como a luz que ilumina a motivação. Muitas vezes aquele treinamento para o qual você NÃO se qualificou, pode ser muito BOM para você! Como?

Explico: Se você se sentir tão mal a ponto de decidir que a partir de agora vai trabalhar mais sério e NUNCA mais vai ficar de fora de um treinamento ou viagem de férias, pode apostar que o treinamento que você NÃO se qualificou foi EXCELENTE para você!

Como uma estratégia de curto prazo, a autossabotagem ou alegação de desculpas não passa de um exercício de AUTOILUSÃO.

Estudos envolvendo alunos de universidades descobriram que as pessoas que costumam sabotar a si mesmas tendem a se classificar como parte dos 10% mais inteligentes entre os alunos de suas classes, ainda que suas notas costumem ser mais baixas.

Por exemplo dizer "Esses tabuladores são uns imbecis, eu sei que estão fazendo tudo errado, sou muito melhor do que eles!", é o mesmo que dizer que você está pelo menos um degrau abaixo de imbecil, pois ainda nem se qualificou a tabulador.

Mas a tática das desculpas não ilude muita gente. A sua imagem começa a decair depois da segunda vez que você dá uma desculpa. Ou você acha mesmo que o seu upline, downline ou mesmo seu cliente, não percebe?

O que acontece é que, se a pessoa recorre com freqüência a uma desculpa, as pessoas em volta percebem que a culpa é da própria pessoa, e consideram que as desculpas constantes são parte de sua personalidade, ou seja, a pessoa é "chorona".

Se o seu upline for inteligente, pode apostar que ele já está pensando em recrutar alguém novo, ao invés de ficar apostando todas as fichas dele em você, que vive de dar desculpas.

Em longo prazo, algumas pessoas PENSAM que pode ser mais fácil conviver com as desculpas do que saber que fizeram o melhor que podiam e fracassaram.

Mas isso não é verdade! É muito melhor tentar e fracassar, tentar tentar e fracassar, e se aprimorar até conseguir o objetivo, do que dar desculpas e já fracassar por antecipação.

Já dizia o personagem Homer Simpson: "A culpa é minha, então eu a coloco em quem eu quiser". Realmente é muito mais fácil dar desculpas e culpar circunstâncias extenas pelo seu fracasso, mas o preço que você paga por isso é muito alto: Terá que viver a vida de um fracassado!

É ou não é um alto preço a ser pago?

Resumindo: Todas as desculpas são iguais: elas afastam você do seu sucesso!

Sucesso a todos!

JACKS SANTOS

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails